As imagens capturadas são processadas e geram um filme resumido de todo o processo onde um evento que demorou dias/meses/anos para acontecer é visualizado em apenas alguns minutos.
O Timelapse é uma técnica bastante utilizada para documentação de Obras de Construção, Montagens ou qualquer tipo de processo que demora muito tempo (horas, dias, meses, anos), e que precisam ser visualizadas posteriormente em um vídeo curto (1 a 2 minutos é o mais utilizado).
Se você já assistiu a um vídeo acelerado de um prédio sendo construído do inicio ao fim em apenas alguns minutos, provavelmente já teve contato com um timelapse.
Veja abaixo um exemplo de timelapse de uma construção de aproximadamente 60 dias resumida em apenas 20 segundos.
A técnica de timelapse é uma maneira de capturar a passagem do tempo em um período muito curto. Isso é feito por meio da captura de uma série de fotografias em intervalos regulares de tempo.
Essas fotografias são tiradas de um único ponto de vista, de preferência sem modificar durante todo o processo, e capturam o mesmo cenário em diferentes momentos.
Quando essas imagens são combinadas em um vídeo Timelapse, elas criam a ilusão de que o tempo está se movendo rapidamente.
O resultado final é um vídeo acelerado chamado Timelapse que mostra a passagem do tempo em um curto período.
Essa técnica pode ser usada para capturar mudanças lentas em processos de obras, construções e montagens de equipamentos ou no ambiente natural, como o movimento das nuvens, o desabrochar das flores ou o movimento do sol.
Existem dois tipos de projetos de timelapse:
Curta Duração ou Short term Timelapse – Normalmente timelapse de eventos que duram menos de 1 dia e que podem ser realizados de forma manual (em alguns casos);
Exemplos: Por do sol, algum processo de montagem que leva apenas algumas horas etc.
Longa duração ou Long term Timelapse – São os timelapses mais comuns e são de processos ou eventos que duram vários dias, meses e até anos gerando até alguns milhões de imagens capturadas em alguns casos
Exemplos: Obras e construções de prédios, galpões, terraplenagens, montagem de um grande equipamento etc.
Ao criar timelapses de longa duração existem alguns desafios que devem ser vencidos para reduzir ao máximo os problemas.
Basicamente para criar um timelapse, você precisa de alguns equipamentos básicos, como uma câmera, um tripé e um intervalômetro. Um intervalômetro é um dispositivo que pode ser conectado à câmera e configurado para tirar fotos em intervalos regulares de tempo.
Além desses equipamentos básicos, você também pode precisar de outros itens como softwares e acessórios como baterias extras, filtros de lente, iluminação adicional e uma capa de chuva para proteger sua câmera contra os elementos.
Existem muitos softwares disponíveis para editar e criar timelapses. Alguns dos softwares mais populares incluem o Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro, After Effects e Lightroom. Esses softwares permitem que você ajuste a velocidade de reprodução do vídeo, adicione transições, filtros e efeitos visuais.
Aqui estão os passos básicos para criar um timelapse:
O timelapse é uma técnica que oferece muitas possibilidades criativas para fotógrafos e cineastas. Além de capturar o movimento do tempo em paisagens e ambientes naturais, o timelapse também pode ser usado para mostrar a movimentação das pessoas em uma cidade, a montagem e desmontagem de estruturas, a evolução de uma construção, entre outros.
Com a criatividade e habilidade, você pode criar timelapses que contam uma história ou transmitem uma emoção, como um amanhecer na praia, a movimentação de carros em uma cidade, ou até mesmo a movimentação das estrelas no céu noturno.
Se você está procurando uma maneira de adicionar interesse visual aos seus vídeos ou simplesmente quer experimentar uma técnica nova e excitante, o timelapse pode ser a escolha certa.
Precisa documentar todas as etapas de seus projetos de longo prazo?
Acompanhar remotamente todas as etapas de sua Obra, Construção ou Montagem?
Gerar vídeos em timelapse que mostram anos de trabalho e esforço em segundos?